sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dois terremotos associados ocorreram em Samoa

Os maiores terremotos e tsunamis usualmente são causados pelo deslocamento de falhas transcorrentes. O tsunami de 29 de setembro de 2009 em Samoa, que causou a morte de 192 pessoas, foi precedido por um terremoto de cerca de 8 pontos na escala Richter associado à movimentação de uma falha normal na região onde a placa do Pacífico se flexiona antes de entrar na zona de subducção. Pesquisadores da Nova Zelândia mostram em trabalho publicado na revista Nature que esse terremoto foi acompanhado quase simultaneamente de uma ruptura da interface de subducção rasa, equivalente a um outro terremoto de mesma ordem de grandeza.

No entanto, não foi possível determinar se a falha normal se rompeu primeiro, desencadeando o evento na interface de subducção. É a primeira vez que se consegue documentar dois eventos dessa magnitude acontecendo tão próximos no tempo e que o seu desencadear pode ter sido um terremoto lento. As evidências se baseiam nos deslocamentos registrados nas estações do GPS (sistema de posicionamento global).

O artigo pode ser consultado em
J. Beavan, X. Wang, C. Holden, K. Wilson, W. Power, G. Prasetya, M. Bevis & R. Kautoke - Near-simultaneous great earthquakes at Tongan megathrust and outer rise in September 2009
http://www.nature.com/nature/journal/v466/n7309/full/nature09292.html


Tsunami foi golpe triplo
http://www.agencia.fapesp.br/materia/12652/divulgacao-cientifica/tsunami-foi-golpe-triplo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário