quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olha a faca

Estudo publicado na revista nature, neste 11/8/2010, descreve cortes que teriam sido feitos com facas de pedra em dois ossos de ungulados, animais com cascos como bois, cabras e antílopes, há 3,4 milhões de anos, ou seja, 800 mil anos antes do que se imaginava.

Nessa época, habitavam a região os primatas da espécie Australopithecus afarensis, do qual Luci é o espécime mais famoso.

Essas descobertas foram feitas a partir da análise de ossos encontrados em 2009 no baixo vale do Awash, na Etiópia, país que continua dando material para entendermos as origens humanas.

Um dos exemplares estudados era de um animal do tamanho de uma impala, enquanto o outro teria o tamanho de um búfalo. Provavelmente, os donos das facas aproveitaram carcaças abatidas por predadores para extrair alimento.

David Braun, arqueólogo especializado no Paleolítico, salienta que o comportamento de usar carcaças como fonte de alimento não é observado nos chimpanzés atuais.

A prova de que se tratam mesmo de dois exemplos do uso de ferramentas foi feito em duas etapas: na etapa química, foi preciso mostrar que as marcas foram feitas nos ossos antes da sua fossilização; na segunda, ao microscópio, foi determinado que eram resultado de cortes, e não de erosão de algum tipo.

Faca de 3,4 milhões de anos
http://www.agencia.fapesp.br/materia/12617/divulgacao-cientifica/faca-de-3-4-milhoes-de-anos.htm


Butchering dinner 3.4 million years ago
http://www.nature.com/news/2010/100811/full/news.2010.399.html


McPherron et allii - Evidence for stone-tool-assisted consumption of animal tissues before 3.39 million years ago at Dikika, Ethiopia
http://www.nature.com/nature/journal/v466/n7308/full/nature09248.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário